terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Tradições de família

Venho de uma família de imigrantes japoneses. Meu pai é importado e a minha mãe é filha de japoneses. Nasci e cresci num berço de ouro, não de riqueza material e sim de riquezas de culturais e tradições.
Primeira língua que aprendi foi japonês, sofri para depois aprender o português, Até hoje, quando fico muito nervosa troco muitas gramáticas e acabo considerando o japonês. Eu já nem tento explicar por parecer coisas de bipolar.
O que me agrada muito é a mistura de cultura culinária que esta família criou durante as décadas de 60 e 70, período em que a bisa e avó tomavam conta da cozinha. As duas fizeram um mix de comida  e sabores. Por exemplo: aprendi a comer batata frita com shoyu e adoro.
Aprendi a saborear um bom feijão temperado e acompanhado de um nishimê (cozido de legumes) com sabor agridoce.
No final de ano, no mês de dezembro, era o período de juntar os ingredientes para fazer o banquete ou gotissô, como dizem os meus pais. Tinha tudo que se pode imaginar: leitão assado, sushi, sashimi. Sushi tradicional e o sushi da provincia de ondes eles vieram com alga (eu particularmente amo este sushi).
Dia 31, a minha vó falava: este noite é para passar em casa. Nada de sair. Uma mesa de 4 metros forrada de gotissô. Todos a mesa, comportados e educadamente nos servíamos para saborear cada porção ou pedaço. Uma delícia.
Dia 01, era o dia do ozoni (consomê com moti). Consomê era feito com a carcaça de peixe que virou sashimi, temperado com shoyu, bolinho de arroz e um pouco de cebolinha. Era obrigatório comer uma cumbuca para ter sorte durante o ano. Sem contar os cumprimentos.
Abaixava a cabeça e "Shinem omedetô, kotoshi mo onegai shimassu". Quando criança, eu nada entendia, eu era o papagaio. Conforme fui crescendo, entendi que os laços familiares e fraternos cruzam sempre e sempre precisaremos deles para levar a nossa vida para frente.
O tempo passou, a bisa e os meus avós viraram estrelas e a família comemora cada uma na sua casa. E assim remixamos as tradições familiares com as dos agregados e uma nova tradição nasce.
Única tradição que faço questão de manter: "Shinem omedetô. Kotoshi mo onegia shimassu". Feliz Ano Novo, conto contigo para fazer este ano melhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário