quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Meus primeiros passos na culinária japonesa

Já escrevi aqui que eu aprendi a cozinhar com a minha bisa ainda criança (hoje em dia, ela seria presa por esta atitude).
Hoje vou escrever como aprendi a preparar comidas japonesas. Esta culinária aprendi com a avó materna. Ela tinha um dom para esta culinária.
Até os meus 16 anos, morei na casa do meu avô materno. Desde pequena, via a avó preparando comidas típicas japonesas para ocasiões especiais (Ano Novo principalmente).
Aprendi com ela como temperar corretamente o arroz cateto para fazer os vários tipos sushis, como cozinhar os "miolos" dos sushis.
Ela tinha uma delicadeza nata para preparar que tanto fazia se era para 5 ou 50 pessoas, fazia com uma agilidade e calma que me encantava.
Com ela, aprendi a preparar nishime (cozido de legumes), fazer manju, moti, oniguiri.
Até hoje carrego muito desta culinária, apesar de não preparar quase nada em casa.
O dia que disse que queria aprender a enrolar o sushi, tinha lá os 9 anos, ela montou o mise en place e fez uma única vez. Pediu para eu montar. O primeiro sushi a gente nunca esquece. Tinha um formato esquisito, arroz saindo pelas tampas. Um horror. Ela ainda me elogiou! E o mais legal: incentivou-me enrolar o outro. Lá pelo 5º sushi, consegui fazer um quase perfeito. A partir deste dia virei ajudante oficial da "obatchan". Achei o máximo. Tinha até um avental só meu.
Aprendi a cozinhar também no fogão a lenha que tinha no anexo da casa. Esta técnica já quase esqueci tudo que aprendi.
Tenho um arrependimento: não aprendi a cortar o sashimi.
Motivo: na primeira tentativa cortei o meu dedo e ela achou por bem não mexer com a faca do sashimi. Um arte. Deveria ter insistido mais....Uma pena....



Nenhum comentário:

Postar um comentário